quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vampiros, cuidado com os anjos

Uma nova série de livros traz uma poderosa ameaça ao domínio da turma de Drácula


Na década de 90, os anjos abençoaram as prateleiras de autoajuda e esoterismo. Agora, evoluíram para os títulos de ficção. A julgar por seu desempenho recente, tanto no Brasil quanto em outros países, a mudança fez sucesso. A batalha do Apocalipse, de Spohr, já vendeu mais de 10 mil exemplares e está há três semanas na lista de mais vendidos de ficção. Antes dele, o romance Sussurro, da americana Becca Fitzpatrick, chegou à marca de 20 mil livros vendidos no país e mais de 600 mil em todo o mundo. Nos próximos meses, mais títulos sobre anjos deverão chegar às livrarias. Caso repitam o sucesso de seus predecessores, os anjos poderão se consolidar como um fenômeno editorial.
Outro ponto forte dos anjos é a religiosidade. Por mais que os vampiros sejam admirados, é improvável que alguém acredite neles hoje em dia. Já em anjos... “A ideia de que todos nós temos proteção espiritual vem das origens do homem”, afirma o teólogo Fernando Altemeyer, professor de ciências da religião na PUC-SP. “A humanidade se sente órfã sem ter ninguém para ajudá-la, e em muitas culturas os protetores são descritos como homens alados.”
O apelo universal dos anjos faz com que eles se tornem personagens versáteis, capazes de agradar não apenas aos adolescentes, mas também a outros públicos, como os nerds ou os fãs de suspense. Enquanto os vampiros são definidos por sua sede de sangue (e, às vezes, seus esforços para contê-la), os anjos são criaturas mais complexas, cuja personalidade pode oscilar entre a bondade extrema – os anjos da guarda – e o ápice da maldade – os anjos caídos.
Os outros livros sobre anjos não ousam tanto. A maioria prefere seguir os passos de Crepúsculo, com tramas em que garotas se apaixonam por seus zelosos guardadores. Naturalmente, encontraram adeptas entre as fãs de Crepúsculo. “Depois de ler a série, elas acabam migrando para outros livros”, diz Laís Scrivani, dona de um fã-clube de Sussurro. Ela é uma entre milhares de garotas fisgadas pelo anjo Patch, personagem principal do livro. “Ele é um anjo, mas ao mesmo tempo é um bad boy. Não é antiquado como os vampiros.” Quem é mesmo Edward Cullen?
Embora a imitação tenha dado certo nesse caso, é uma estratégia perigosa: a fórmula previsível corre o risco de se esgotar, e é pouco provável que conquiste leitores que já não sejam fãs de Crepúsculo. Para que os anjos vençam os vampiros, é necessário criar novas histórias, como a de Spohr. Pela primeira vez desde que os seres fantásticos entraram na moda, os brasileiros estão na frente.


Livros de destaques sobre Anjos:



Um livro produzido por Eduardo Spohr, que por sinal é brasileiro, e este livro esta fazendo o maior sucesso nas livrarias do Brasil como um dos mais vendidos.

Título: A Batalha do Apocalipse
Autor: Eduardo Spohr | Editora: Verus
Sinopse: Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final.
Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo.
Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heróicas, magia, romance e suspense.

Nenhum comentário: