terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Recomendo: Filmes 'Stardust - O Mistério da Estrela'

Escrito pelo visionário e criativo autor Neil Gaiman, Stardust é um clássico conto de fadas moderno. Neste mundo de fantasia há bruxas más e desesperadas, em busca da fórmula da eterna juventude; fadas, elfos; piratas voadores, reis, príncipes traidores e muitos outros seres místicos. Adaptados para as telas do cinema, o filme brilha ao conseguir transpor todo o clima de magia da obra para uma linguagem visual de duas horas.


Assim, como no livro, o diretor, produtor e roteirista Matthew Vaughn proporciona uma viagem para um mundo cheio de perigos, mistérios e aventuras. Em Stardust – O Mistério da Estrela (Stardust - EUA/2007, 128min. Paramount Pictures) , Tristan Thorne (Charlie Cox) é um jovem apaixonado pela bela Victoria Forester (Sienna Miller). Para ganhar o coração da amada, ele promete presenteá-la com uma estrela cadente. Mas para cumprir a promessa, Tristan precisa, primeiro, atravessar um muro. 



Vigiado dia e noite, o muro cerca a pequena vila inglesa chamada Muralha, onde diz o povo, há um misterioso universo de magia e lendas do outro lado. Para surpresa de Tristan, a pequena estrela cadente não é um simples meteoro, mas uma jovem ferida e cobiçada por muitos.


Mas o ótimo ritmo de Stardust não se deve apenas ao roteiro. O grupo de atores escolhidos para viverem os mágicos personagens também foram responsável pelo delicioso ritmo da história. Há os veteranos Robert De Niro, divertidíssimo no papel do Capitão Shakespeare que comanda e captura raios com seu navio voador; Michelle Pfeiffer, a bela e má feiticeira Lamia, que deseja o coração da indefesa estrela; Claire Danes como a sonhadora estrela Yvaine; Peter O´Toole como o impiedoso rei à procura do melhor herdeiro para o trono e Rupert Everett, como Secundus, o ambicioso filho do Rei que não mediará esforços para assumir o trono.


Para viver o protagonista, o cineasta preferiu escalar o novato Charlie Cox. Uma ótima escolha. Mesmo sem muita experiência, Cox criou um personagem encantador. Corajoso, ele atuou ao lado de todos os personagens do filme. Lutou espada com Robert De Niro e duelou bravamente com Michelle Pfeiffer. Podemos dizer que as melhores passagens foram criadas por estes dois veteranos. Michelle está ótima como a bela e maligna Lamia, recriando uma nova vilã e De Niro, bem, é melhor não falar muito sobre o seu Capitão, para não perder a graça. Uma dica: fique atento às cenas dos príncipes, agora fantasma. Elas são hilárias!



Para os cinéfilos que não se contentarem com as duas horas do filme, as editoras Conrad do Brasil (em Português) e Harper USA (em Inglês) lançaram a obra em que o filme foi baseado. Publicado originalmente na década de 90, o livro foi parar nas listas de best-sellers. Devido ao seu grande sucesso nos Estados Unidos, ganhou inúmeras versões, com os mais variados acabamentos gráficos.

3 comentários:

Andy disse...

Eu não conhecia o livro nem o filme, mas fiquei muito interessado, parecem muito legais!

Leticia Ferreira disse...

ñ sabia que Stardust tinha livro.. *---* quer dizer eu nem sabia desse filme, acabei assistindo ele por acaso, mas gostei muito.

anna disse...

Oi Matheus! Ah, o filme é muuuito lindo mesmo! O que quero muito mesmo é o livro! Estou doida pra comprar o livro, deve ser maravilhoso *--*

http://myevery-thing.blogspot.com/