quinta-feira, 24 de março de 2011

Filmes: A Origem

Alguns filmes provam que é possível combinar ação e aventura com roteiros inteligentes. A Origem é um deles. Firme na direção e genial no roteiro, Christopher Nolan consegue se superar ao narrar – com precisão e maestria – esta intrigante mistura de ficção científica com drama romântico.


Recomenda-se: não leve pipoca no cinema, não vá com a turma, não compre balas, e se levar a namorada... não namore. Faça xixi antes da sessão, deixe o celular em casa e prepare-se para não piscar. Qualquer espirro ou piscada de olhos mais demorada pode ser suficiente para fazer o espectador perder o fio da meada. Todo detalhe conta. 


A história fala de Don Cobb (Leonardo Di Caprio, firmando-se cada vez mais como um grande ator), um sujeito que comanda uma equipe especializada em espionagem comercial. Até aí, tudo bem. A grande sacada do roteiro é que, para roubar segredos, esta equipe desenvolveu uma tecnologia capaz de invadir as mentes das pessoas enquanto elas estão dormindo. Penetram assim nos subconscientes de suas vítimas, e retiram dali as informações necessárias aos seus clientes.

O enrosco começa de verdade quando Saito (Ken Watanabe), um cliente muito especial, desafia que estes ”invasores de sonhos” entrem na mente de um concorrente não para roubar uma informação, mas sim para implantar uma ideia. Este implante seria o tal inception, título original do filme, absolutamente nada a ver com esta tal de “ A Origem” que os marqueteiros da distribuidora tiraram sabe-se lá de onde. 


Independente de qualquer crítica social que o filme possa fazer ou não, é inegável que A Origem já pode ser considerado um dos grandes filmes do ano. Tenso, criativo, intrigante, inteligente e magnético. E ainda com espaço para uma rasgada e dolorosa história de amor.



     Mas, como toda trucagem, esta só está à espera de ser desmontada (e parodiada, como já acontece com o filme web afora). Passada a primeira impressão, A Origem tende a depreciar a curto prazo. Enquanto isso, Christopher Nolan se diverte com seu pião - vai todo mundo rever o filme e prestar atenção na aliança ou nas roupas das crianças, só para tentar entender um enigma que muito provavelmente não faz sentido sob qualquer ponto de vista.

Trailer


Nenhum comentário: