segunda-feira, 18 de abril de 2011

Resenha: Poemaduro - Mailton Rangel


• Livro: Poemaduro
• Autor: Mailton Rangel
• Editora: Scortecci
• Páginas:112
• Classificação: ★★★★ (4/5)

Essa é a primeira vez que faço resenha de um livro de poesias, gênero tal que me admiro muito. Primeiramente, ressalto a importância social que "Poemaduro" nos trás:  30% do valor de venda de seus exemplares são destinados à Associação de Amigos do Autista de Nova Iguaçu.
O que nos espera nestas páginas é um formato eclético de poesia que não se ocupa meramente em perseguir estilos predefinidos ou regras acadêmicas. Ao contrário, considerando-se que não há como de escapar aqui de algum tipo de impacto, "esbarremos" em um poeta livre e original, que conduz sua criação, a um só tempo, com a leve candura de um colibri, mas com o vigor e a autonomia de uma águia dos desertos.
Enquanto colibri, Mailton Rangel extrai de sua mais intimista subjetividade, toda uma complexidade de conteúdo com o mínimo de movimentos ou barulhos, mostrando, às vezes, com as imagens e os silêncios de poucas palavras, muito mais do que olhares displicentes possam captar.

"Eu busco um lirismo forte / Uma espada / Um desvaneio / E uma tocha... / Já não me encanto mais / Com flor que desabrocha / Quero um desabrochador... de rocha!"

Já a águia, revela-se pela apurada acuidade visual, capaz de enxergar seus objetivos até quando distantes e camuflados sob carapaças. Isso se associa à determinação de lançar-lhes suas garras e sacudi-los, até que dali se transpareça uma essencialidade esquecida ou petrificada.

"Por mim / Não existira só uma praça / Com nome de general / Porque praça / É lugar de criança / E general que tem nome / Ainda hoje me lembra... Matança!"

O Autor

Mailton Rangel, poeta, compositor e artista plástico, nasceu no dia 07 de setembro de 1952, em Italva, interior do Estado do Rio de Janeiro, quando a cidade era ainda um precário distrito do município de Campos do Goitacazes.
Oriundo de família humilde, erradicou-se na Baixada Fluminense  desde os três anos de idade onde, durante as décadas de 70 e 80, mesmo extraindo seu sustento de subempregos, também se integrava, na medida do possível, a movimentos culturais e de formação de jovens. Assim, ele consolidou seu gosto pelas artes, apurando substancialmente a visão crítica que hoje exterioriza nas canções e poemas que cria. 
Ainda que em 1980, publicou seu primeiro livro "Pólen ao Vento" mas por considerá-lo só um arroubo da juventude, cujo teor se estagnava um pouco àquele momento político-social, o autor jamais aceitou reeditá-lo.
Atualmente, por força do cargo de analista judiciário que conquistou em 1997, mediante concurso, Mailton Rangel é um bacharel em Direito, e não em Letras, Música ou Filosofia, como porém, meio que paradoxalmente, tal formação somente lhe acrescentou em temos de senso de corrobora com a sua poética defesa da dignidade e da essencialidade humana, atributos que afinal, também figuram como objeto de tutela da corrente naturalista das Ciências Jurídicas.

Um comentário:

Lígia Paulino disse...

Olá Matheus!! Recebi o seu contato através do formulário do blog! fico feliz em saber que gostaria de fazer parceria lá com o blog *-* parceria prontalmente aceita logo logo estarei colocando o seu banner na pagina de Blogs Parceiros =) Leu a politica de parceria né?

Sim fico feliz que em breve você estará participando dos encontros do Clube da Leitura, saiba que iremos mudar de local, não será tão longe de shopping manaira será no Mag Shopping, ficarei feliz com mais um integrante para a turma =))

beijocas ;**

Lígia Paulino.

Lígia et son monde.
http://ligiaeseumundo.blogspot.com/