sexta-feira, 24 de junho de 2011

As Compensações - Gustavo V. Ramos


       Ahh! Livros de contos... são os meus preferidos. “As compensações” trás ao seu leitor quatro contos com temas distintos, mas todos interligados por um só ponto: as verdadeiras compensações que a vida nos concede. O primeiro (Da Capo) relata a história do violinista Luiz na qual, após um acidente de carro, perde uma parte de sua mão impossibilitando-o de continuar na carreira de músico. A segunda (Uma partida de xadrez) é o melhor de todos os contos, ele conta a história de dois jogadores de xadrez que nunca se conheceram pessoalmente, iniciam uma partida na qual as coordenadas do jogo eram enviadas por correspondências. O terceiro (Estrela de várias pontas) é um conto policial, e relata a vida dura dos detetives que se sacrificam para obterem provas dos crimes. E que um novo assassinato na cidade tirará o sossego deles. E por último (Bruxelas) conta a história de dois amigos que possuem um laço de amizade muito intenso e que é quebrado após a separação deles, já que um deles viaja para Bruxelas, capital da Bélgica. O contato entre eles é mantido através de e-mails.

       Foram um dos melhores contos que eu já li. São muito bem escritos, cheio de detalhes fazendo com que o seu leitor se torne o próprio personagem, adquirindo suas emoções, sentimentos e tudo o que se tem direito.

       No começo, confesso que eu estava um pouco receoso de não gostar do livro, pois me seria uma decepção já que admiro muito os livros de contos. Mas isso foi logo deixado para trás após a leitura do primeiro conto. Dou nota oito para a capa, não é daquelas mais bonitas, mas trás o tema na qual irá ser tratado nos quatro contos. Para a diagramação... nota 10, está muito boa mesmo. Bom, acho que não tenho mais o que comentar. Recomendo bastante esse livro.
Abraços,
Matheus Alencar

4 comentários:

Samantha Marques de Souza disse...

Também gosto muito de contos, mas acho que nunca li nenhum livro com vários e tals. Os contos de "As Compensações" parecem ser bons, e eu gostei da capa. Ela é clean, e ao mesmo tempo representa as histórias. Vou pesquisar mais sobre esse livro, agora fiquei curiosa, rs.

Beijos,
Samantha
Books and Other Things

Fernanda Araújo disse...

Contos são ótimos para deixar o gostinho de quero + ^^
Boa escolha!

Gil_Effy disse...

Tem livros que no começo ficamos com o pé atrás mesmo..

Contos são bons,mas as vezes bem quando estamos nos apegando ao personagem a história acaba...

^^
Ensaios de uma Leitura

Gisele disse...

Oi Matheus, passei aqui pra conhecer seu blog! Gostei!!!!

Também estou participando da 2º troca literária da Tathy!!

Até mais
Gisele
http://www.dicasdelivrosefilmes.com.br/