sexta-feira, 1 de julho de 2011

Resenha: O Ladrão de Raios - Rick Riordan


• Livro: O Ladrão de Raios
• Autor: Rick Riordan
• EditoraIntrínseca
• Páginas: 400

Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Percy ou Perseu Jackson é o típico garoto problemático que já fora expulso 6 vezes das outras escolas em que estudou, ele tem um grande amigo chamado Grover, sátiro e protetor de Percy. O Garoto é um semi-deus, seu pai é Poseidon e sua mãe uma simples dona de casa que mora com "Gabe Cheiroso", o nome já diz tudo. Perseu e Grover vão passar um tempo no acampamento meio-sangue, após ser descoberto que é um semi-deus. Lá ele conhece Annabeth, filha de Atena, e se tornam grandes amigos. Agora os três tem uma missão: resgatar o raio de Zeus que foi roubado antes que seja tarde demais e se incie uma guerra que poderá comprometer a vida de todos. Mas tem um problema: Zeus acredita que foi Percy quem roubou seu raio, e essa não será uma tarefa fácil para ele já que está sendo perseguido por monstros e fúrias. 

Já ouvi falar desse livro há muito tempo, mas nunca tive a oportunidade de lê-lo. Percy Jackson me cativou pelo seu jeito rebelde, pelas suas aventura empolgantes e principalmente pela sua coragem. Rick Riordan acertou em cheio quando misturou um pouco de aventura, suspense e mitologia grega. Ele é incrível, genial... Esse foi o primeiro livro dele que li e já me tornei fã. E não é só crianças e adolescentes que se encantam com o livro e com o filme, como também adultos que vibravam com as aventuras destemidas de Percy, Annabeth e Grover. Os personagens estão muito bem encaixados no livro, vocês precisam ver.

Me decepcionei um pouco com o filme: quase que não tem nada haver com o livro, mas mesmo assim o roteiro ficou muito bom. Pra mim, eu achei o livro bem melhor do que o filme. Não vejo a hora que sejam lançados a continuação de O Ladrão de Raios. 


2 comentários:

AliceDiAngelo disse...

É, foi mais ou menos assim que eu me senti quando li PJ&O O ladrão de raios...
o filme foi um horror. Eu só assisto a parte dos deuses, porque o resto não tem nada a ver com o livro.
beijinhos

Unknown disse...

Olha que engraçado, todo mundo é apaixonado pelo Ladrão de Raios, mas acho que é o pior da série, conforme os livros vão avançando a história fica melhor e acredito que o Rick Riordan amadurece muito, mas mesmo assim o livro é ótimo e sua resenha está muito boa.

Bjsss
www.frozenlivros.blogspot.com