terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Resenha: Apátrida - Ana Paula Bergamasco


Editora: Todas as Falas
Páginas: 338
ISBN: 9788599721148 
Publicação: 2010  
Compre: 
Cultura (10% de desconto ao finalizar a compra) 
Avaliação: 10
Skoob 
Site 

Sinopse:

Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições.

Comentários:

Apátrida nos trás à tona um capítulo bastante triste, talvez o mais conturbado, da história da humanidade: O Holocausto.

A Obra narra-nos a história de Irena, a filha menor de oito irmãos de uma família polonesa bem humilde, e que ao decorrer da obra, ela perde várias das pessoas mais importantes da sua vida. Ainda criança, Irena conhece um garoto que se chama Jacob, que por vez era filho de judeus. Os dois criam um vínculo de amizade bastante intenso, porém são separados por causa da guerra. Ele, judeu. Ela, católica ortodoxa. Não podiam ficar juntos.

Apátrida é uma obra bastante impactante, sentimentos vêm à tona a todo o momento, elemento principal na qual torna a obra grandiosa. Recheada de grandes lições de vida, ela nos faz refletir sobre a realidade: será que vale a pena construirmos uma guerra? Será que vale a pena massacrar milhares de vidas em nome do poder?

Não gostei muito da fonte das letras do livro. Porém outros elementos elevam muito mais a sua beleza como a capa, a orelha, etc.

E por último, eu gostaria de parabenizar a Ana Bergamasco pela esplendorosa obra feita pela mesma, e desejo que vários outros autores se espelhem nessa nossa talentosa e eterna autora que, para o nosso orgulho, é brasileira. 

Um comentário:

ana paula bergamasco disse...

Olá, Matheus, tudo bem?

Fico feliz que o livro tenha lhe emocionado e com as suas palavras elogiosas.

Mais emocionada ainda, pela sua juventude e voluntariedade para a leitura.
Parabéns!